terça-feira, 19 de junho de 2018

A IMPORTÂNCIA DA HISTÓRIA JUDAICA

PARA REFLETIR ...


Certa vez, numa discussão, o rei Luis XIV (1638-1715) pediu ao matemático Blaise Pascal (1623-1662) que provasse a existência do sobrenatural, ao que Pascal prontamente respondeu: "Os judeus, Vossa Majestade, os judeus!".

Paul Johnson, historiador inglês, autor do best-seller A História dos Judeus (1987) escreveu no prólogo do livro, que a continuidade do povo judeu foi uma das quatro razões que o levou a recontar, a história do milenar povo judeu.

Johnson destacou que, desde Avraham, considerado o primeiro judeu, a História Judaica atravessou quatro milênios, ou seja, esteve presente em, pelo menos, três quartos da História mundial.


Autores, filósofos e historiadores vêm tratando o aspecto da sobrevivência judaica, justificando-a com argumentos até nem sempre tão racionais. A bem da verdade, a História Judaica desafia o curso natural da História mundial, pois nenhum povo conseguiu permanecer sem perder sua vitalidade e sua identidade, mesmo sofrendo perseguições e exílios, como os judeus.

Neste post vou me ater ao aspecto da preservação judaica ao longo das épocas, trazendo um pequeno trecho de um artigo bem interessante sobre as sete maravilhas da História Judaica à luz das fontes sagradas do TANACH. A publicação cita como primeira maravilha justamente a questão da eternidade do povo de Israel. Eis alguns exemplos:

1. Conforme trazido em Bereshit 17:7, D-us estabelece um pacto eterno com Avraham.
2. O pacto eterno estabelecido entre D-us e o povo será mantido por D-us ao longo do tempo, mesmo se o povo judeu não cumprir a sua "parte" (Vaikrá 26:44-45).
3. O livro de Jeremias traz que enquanto houver sol, lua e estrelas, o povo judeu existirá. (Irmiahu 31:34-36)

O povo judeu é privilegiado por fazer parte de uma corrente milenar, cujas tradições, valores e aprendizados vêm se transmitindo ao longo das gerações. Cabe a cada um de nós conhecer e apreciar essa valiosa herança para continuar escrevendo sua história.


Miriam Benzecry















2 comentários:

Obrigada pelo comentário.