terça-feira, 10 de dezembro de 2019


JOSUÉ FILHO DE NUN - YEHOSHUA BIN NUN - O SUCESSOR DE MOISES (MOSHE)

Resultado de imagem para ‫המרגלים של ישראל‬‎


Yehoshua apareceu pela primeira vez no livro de Shemot (Êxodo) ao ser convocado por Moshe para comandar a guerra contra o povo de Amalek, em Refidim. O povo judeu ainda estava a caminho da Terra de Israel. Enquanto a liderança espiritual da batalha coube ao próprio Moshe, Yehoshua estrategicamente enfraqueceu o poderio inimigo e, com isso, foi designado por D-us a continuar a missão de Moshe.

Quando Moshe subiu na montanha para receber as primeiras Tábuas da Lei (Luchot HaBrit),  Yehoshua o acompanhou até determinado ponto e lá permaneceu a espera de seu mestre, durante quarenta dias e quarenta noites. Quando Moshe desceu, Yehoshua escutou um barulho de guerra vindo do acampamento. Era o povo comemorando o bezerro de ouro. O final desta história é bem conhecido.

OS DOZE ESPIÕES

Yehoshua pertencia à tribo de Efraim e desde jovem, serviu diligentemente a Moshe, zelou por seu kavod e não se afastou da tenda de estudos, bebendo com avidez dos conhecimentos ensinados pelo líder. O Midrash traz que Yehoshua arrumava os bancos do Beit Midrash (Casa de Estudos) para Moshe ensinar Torá ao povo, numa demonstração da parceria existente entre os dois. Yehoshua é chamado em algumas partes da Torá, e do próprio livro de Yehoshua, de "mesharet Moshe" - servo de Moshe - dedicado exclusivamente ao seu dono e mestre.

Quando convocado como um dos 12 espiões encarregados de espionar a Terra de Israel, antes de sua conquista, recebeu uma proteção adicional de Moshe, a letra Iud no nome (Bamidbar 13:16): "E chamou de Hoshéa, filho de Nun, Yehoshua".  Os sábios explicam que Moshe rezou por ele: "Que D-us  (Iud e Hê - as letras que formam o nome de D-us) o salve do conselho dos espiões". Era um presságio para o que viria acontecer quando os espiões, a exceção de Yehoshua e Kalev ben Iefunê, voltaram falando mal da terra, deixando o povo desesperado e choroso.

O povo judeu passou 40 anos perambulando pelo deserto, até que aquela geração (de vinte anos em diante) morresse. Os levitas, Yehoshua e Kalev ben Iefunê, não foram punidos.


A SUCESSÃO

Yehoshua teve a oportunidade de crescer espiritualmente e se preparar para conduzir o povo com o líder dos líderes, Moshe Rabênu. Além de todas as qualidades para exercer uma boa liderança, ele era capaz de lidar com as diferenças de caráter de cada um - "Ish asher ruah bô" (Bamidbar 27:18). Além disso, também era estrategista militar e profeta.

Na tradição da Cabala, Yehoshua veio imediatamente depois de Moshe: "Moshe recebeu a Torá do Sinai e a transmitiu a Yehoshua ..." (Avot 1:1).

Era natural que fosse apontado por D-us como o sucessor de Moshe. Seguindo as instruções de D-us, Moshe, na frente de Elazar, o sumo sacerdote e do Sanhedrin (do Tribunal Rabínico) apoiou as mãos sobre a cabeça de Yehoshua e o instruiu. Moshe morreu aos 120 anos.

Não foi fácil para Yehoshua substituir Moshe. Inúmeras vezes escutou a expressão de fortalecimento "Chazak veematz" - seja forte e corajoso, de Hashem, dos líderes das tribos e de Moshe. Inclusive numa das vezes, Hashem lhe diz para ser muito forte e corajoso, pois um líder do povo de Israel precisa de muita força e coragem para fazer valer as palavras da Torá! Ainda mais sabendo que as vitórias "materiais" na conquista da Terra de Israel, dependia do sucesso no cumprimento restrito das leis da Torá.

MAIS SEMELHANÇAS DO QUE DIFERENÇAS

A Guemará, no tratado Bava Batra compara Moshe com o sol e Yehoshua com a lua. Assim como a lua reflete a luz solar, de noite, quando o sol está impossibilitado de iluminar, assim será caracterizado o trabalho de Yehoshua: continuar a liderança e o legado de Moshe.

Destacamos algumas:

1. Moshe abriu o mar Vermelho - Yehoshua abriu o rio Jordão.
2. Quando morreram, ambos foram chamados de "eved Hashem" - servos de D-us e receberam o status de Rei.
3. Moshe e Yehoshua se casaram com convertidas: Moshe com Tzipora e Yehoshua com Rachav.
4. Moshe deu a Torá para o povo de Israel. Yehoshua deu a Terra Santa para o povo de Israel.
5. D-us prometeu que estaria com Yehoshua, da mesma forma como esteve com Moshe.
6. O anjo apareceu para Yehoshua em Jericó e pediu-lhe para tirar seus sapatos, em respeito à Terra Sagrada, assim como aconteceu com Moshe no episódio da Sarça Ardente.
7. Yehoshua mandou espiões - Moshe mandou espiões.


CONQUISTA E DIVISÃO DA TERRA

Tão logo se passaram 30 dias de luto pela morte de Moshe, chegou a hora de agir e realizar os objetivos aos quais foi designado e assim foi. Durante sete anos esteve ocupado em batalhas e conquistas e levou mais sete anos dividindo a terra entre as 12 tribos.

MILAGRES DA ERA YEHOSHUA

1. A abertura do rio Jordão.
2. A queda das muralhas de Ierichó.

Resultado de imagem para ‫יהושע‬‎


3. Yehoshua ordenou ao sol a ficar parado sobre Guiv'on e a lua, sobre Ayalon.


Pintura de John Martin (1816)

MORTE

Antes de morrer, Yehoshua reuniu todas as tribos em Shechem, fez um resumo da história e das bondades feitas por Hashem, aconselhou o povo a manter-se afastado da idolatria e servir Hashem com devoção.

Yehoshua morreu aos 110 anos e foi enterrado no Monte Efraim. Sem deixar um sucessor capaz de manter o povo sob uma liderança unificada, deu início ao período histórico dos Shofetim - os Juízes.






BIBLIOGRAFIA

ÊXODO, LEVÍTICO E NÚMEROS.
Journey through Nach  - vol. 1 - Rabbi Daniel Fine e Chaim Golker
Site chabad.org.br - Yehoshua


2 comentários:

Obrigada pelo comentário.