Pintura de Pieter Bruegel, o velho, cerca de 1563-1565
Tudo começou com uma brincadeira para passar o tempo neste período surreal. Um quiz sobre Judaísmo básico. Bolei 10 perguntas. Na minha avaliação, era o cada um, judeu ou judia, deve(ria) saber. Depois de algumas respostas, cheguei a uma conclusão: precisamos estudar mais!
Como uma ação vale mais do que mil suspiros, resolvi escrever este post, falando sobre os primórdios do mundo, compreendendo as primeiras vinte gerações, de Adam (Adam) até Avraham Avinu.
Primeiro, uma breve linha do tempo:
ADAM (Adão) ---- (10 gerações) ------- NOACH (NOÉ) ---- (10 gerações) ------- AVRAHAM
Adão se casou com a Eva e tiveram três filhos: Kain, Abel (Hevel) e Shet (muita gente não sabe da existência deste terceiro filho). Kain matou Abel, e depois, foi vítima de assassinato. Nasceu Shet. A Torá relata ainda o nascimento de outros filhos e filhas para o casal.
Com o passar do tempo, as pessoas foram se multiplicando e se afastando do caminho correto, se distanciando do objetivo original da criação do mundo. Até que começaram a roubar. Enquanto estavam somente "aborrecendo" o Criador, Ele ainda não havia decretado a destruição do mundo, porém, a partir do momento em que tornaram-se corruptas umas com as outras, D-us determinou que chegara o momento de começar tudo do zero. Ou não tão do zero assim, já que Ele poupou Noé, sua esposa, seus três filhos (Shem, Cham e Iefet) e as esposas deles, além de um par de cada espécie de animal não-puro e sete casais dos animais puros.
Noé foi incumbido de construir uma arca, com três andares e muitos compartimentos. O andar térreo seria para o lixo, os animais ficariam no segundo andar e no andar superior, os seres humanos e a comida. A arca tinha uma janela no teto (outros rabinos dizem que eram pedras preciosas ou pérolas para orientá-los no tempo dia e noite).
Levou 120 anos tal obra grandiosa. O dilúvio durou quarenta dias e quarenta noites, porém, Noé e sua família passaram um ano solar inteiro dentro da arca, até que as águas secaram totalmente de sobre a face da terra. Ou seja, durante um ano, Noé e seus filhos passaram alimentando, incansavelmente, todas as espécies de animais da arca. Cada espécie recebia o tipo de alimento adequado para si, no tempo correto que deveria se alimentar.
Depois de saírem da arca, recomeçaram a procriar, se multiplicar e recomeçaram e a se corromper. D-us permitiu a ingesta de carne, desde que o animal estivesse morto (até então, eles eram veganos). Instituiu as 7 mitzvot dos filhos de Noé. Houve o episódio da bebedeira de Noé. Cham contou aos irmãos que o pai estava despido na tenda. Os irmãos Shem e Iefet foram cobri-lo. Cham foi castigado pela falta de respeito. Shem e Iefet receberam bênçãos de Noé.
Os judeus são descendentes de Shem, por isso, são chamados de semitas e quem é contra eles, são chamados de antissemitas.
Começaram a construir uma torre (Torre de Babel), cujo objetivo era chegar até os céus e guerrear contra D-us. Nossos sábios falam que, quando caía um tijolo, eles se lamentavam, já que a matéria prima era de difícil acesso, porém, quando perdiam um ser humano, não havia sofrimento algum.
Como cada ato tem sua consequência: houve o episódio da "confusão" das línguas. Hashem os confundiu criando as 70 línguas. Caos. Como não se entendiam mais, tiveram que interromper o trabalho.
O autor da façanha da Torre de Babel foi Nimrod, neto de Cham.
AVRAHAM AVINU, O PRIMEIRO JUDEU
Filho de idólatras, desde cedo acreditou na existência de um D-us único. Andou na "contramão" com o monoteísmo, por isso foi chamado de Avraham, HaIvrí (do outro lado). De um lado ficavam os politeístas e do outro, Avraham, o monoteísta.
Primeiramente, seu nome era Avram, depois foi lhe acrescido uma letra no nome e foi chamado de Avraham. Era casado com sua sobrinha Sarai (que depois recebeu o nome de Sará). Junto com o sobrinho Lot foram, ao comando de D-us, para a terra de Kenaan.
Como não tinha filhos, Avraham casou-se Hagar, sua serva, que outrora fora uma princesa egípcia. Do casamento nasceu Ishmael. Aos 99 anos, Avraham fez brit milá (circuncisão). Aos 100 anos teve Itzchak, filho de seu casamento com Sará, na época com 90 anos. Os judeus são descendentes de Itzchak. Ishmael fez brit milá aos 13 anos e Itzchak foi o primeiro a fazer brit milá com 8 dias.
Espero que tenham gostado da pincelada nesta parte da história.
Boas notícias e Refuá Shlemá para todos os doentes do planeta.
Pessach Kasher veSameach!
Miriam Benzecry
miriam.i.benzecry@gmail.com